Artigo
Business Transformation
Evolução das curvas de Portugal, em casos confirmados e óbitos relacionados com COVID 19, começam a afastar-se dos piores cenários e exemplos europeus. Mas, e a seguir?

Evolução das curvas de Portugal, em casos confirmados e óbitos relacionados com COVID 19, começam a afastar-se dos piores cenários e exemplos europeus. Mas, e a seguir?

Escolhemos para esta análise 4 países. Espanha e Itália, pela proximidade cultural e porque o governo português tem seguido medidas governamentais de controlo da crise  na linha das que foram tomadas por estes países. A Holanda e a Suécia, porque serão os países europeus que tomaram uma estratégia bem diferente, a de manter a todo o custo o funcionamento da economia, apostando no diagnóstico (testes) e na proteção dos grupos de risco.

PORTUGAL – Evolução de casos confirmados (COVID 19)

Screenshot 2020 04 02 At 14.32.16

Embora a comparação de casos confirmados possa estar sempre distorcida pelo facto de que o número de testes /milhão habitantes não ser o mesmo entre os países analisados, o facto é de que Portugal, mesmo aumentando o número de testes realizados, tem vindo a diminuir a inclinação da curva , afastando-se da evolução histórica das curvas de Itália e Espanha, e aproximando-se cada vez mais das curvas da Holanda (P. Baixos) e Suécia.

Por outro lado, um indicador importante é a evolução diária de novos casos, e Portugal tem mostrado um decréscimo da taxa de evolução diária de novos casos confirmados.

PORTUGAL – Evolução de casos confirmados (COVID 19)

Screenshot 2020 04 02 At 14.36.39
Screenshot 2020 04 02 At 14.36.50

No que diz respeito a óbitos relacionados com o COVID 19, Portugal está a mostrar uma evolução ainda mais positiva, com a sua curva a ter uma evolução com menos óbitos do que o histórico da Holanda, Itália e Espanha. A Suécia, apesar da sua estratégia de manter a economia a funcionar, apresenta uma evolução ainda com menos óbitos.

Quanto analisamos os dados, ordenados por óbitos/milhão população (coluna com caixa verde), Portugal apresenta 18 óbitos, o número mais baixo dos países comparados, mas tenderá a aumentar por ser o país do conjunto comparado que tem menos passados desde o 10º óbito.

Os dados mostram que estamos no caminho certo, há que reforçar o que está funcionar.

Mas temos de começar a pensar no que podemos fazer para reativar a economia o mais rapidamente possível.